Cursos Práticos para Pilotos de Helicóptero

Piloto Privado de Helicóptero (PPH)

O curso de Piloto Privado é a primeira etapa para quem pretende obter a licença para pilotar helicópteros.
É um curso básico, no qual o aluno terá a familiaridade inicial com a aeronave e aprenderá a maneira mais segura de operá-la. O treinamento tem uma sequência que visa aumentar progressivamente a proficiência do aluno para que, ao final do cronograma, ele execute as manobras, realize navegações e o gerenciamento do voo sem auxílio de instrutores, atendendo as condições previstas nos regulamentos brasileiros.

Pré-requisitos:

  • Idade mínima de 18 anos (na ocasião da conclusão do curso)
  • Ensino médio completo
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe
  • Mínimo de 35h de treinamento de voo

Piloto Comercial de Helicóptero (PCH)

Com a carteira de Piloto Privado em mãos, a próxima etapa da formação é o curso de Piloto Comercial. Esta licença é obrigatória para exercer a profissão de piloto. O PCH tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos e capacidades adquiridas no curso de Piloto Privado, com o intuito de profissionalizar o aluno para ingressar no mercado de trabalho com noções de gerenciamento situacional e habilidades motoras na realização de manobras.:

  • Ter a licença de Piloto Privado
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe
  • Mínimo total de 100h de treinamento de voo (contabilizadas as horas voadas no PPH)
  • Dentro das 100h totais, realizar treinamento de adaptação ao voo por instrumentos

Instrutor de Voo de Helicóptero (INVH)

A licença de PCH permite que o piloto obtenha a habilitação de Instrutor de Voo, necessária para quem deseja ministrar aulas práticas de voo, sendo esta a forma mais comum de se ingressar na carreira de piloto.
Para ser instrutor, há um curso teórico com duração média de um mês, e são necessárias 10 horas de voo para o treinamento prático.

Pré-requisitos:

  • Ter a licença de Piloto Comercial
  • Total de 10h de treinamento de voo (a ser realizado em até três meses)

Voo por instrumentos (IFRH)

A habilitação de voo por instrumentos possibilita a condução de voos em condições meteorológicas adversas (com teto e visibilidade reduzidos) em helicópteros homologados para este tipo de operação. Para a obtenção desta habilitação, é necessário um curso teórico e treinamento prático. Geralmente, a parte teórica é ministrada juntamente com o curso teórico de Piloto Comercial. As horas de voo para treinamento podem ser feitas em simulador homologado pela Anac e em aeronave equipada IFR, ambos os equipamentos são disponibilizados por nossa escola.

  • Ter a licença de PPH e/ou PCH;
  • Ter 50h de navegação em comando;
  • Ser habilitado no modelo da aeronave usada no treinamento;
  • Realizar 20h de treinamento em simulador homologado;
  • Realizar 20h de treinamento IFRH sob capota (horas contabilizadas para treinamento da saída ao retorno ao circuito de tráfego).

Convalidação de licenças

Um piloto que efetivou sua formação em outro país pode convalidar suas licenças e habilitações no Brasil seguindo regras da Anac.

Nesse processo, o interessado deverá: possuir o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) brasileiro equivalente à licença desejada, realizar uma prova de regulamentos da Anac, efetuar as horas de voo de treinamento conforme a quantidade determinada pela agência e, por fim, o exame de proficiência (conhecido como voo de check).

Para cada licença ou habilitação, há um processo distinto de convalidação.