Como se tornar piloto de helicóptero
Seja um Piloto de Helicóptero
Realizar a formação de piloto de helicóptero é mais fácil do que se imagina. Nesta página, vamos explicar detalhadamente o passo a passo para formação e responder as perguntas mais frequentes que recebemos.
O candidato que desejar tirar a habilitação precisa fazer cursos teóricos e horas de voo na aeronave para a etapa prática.
A formação é composta por dois cursos: o primeiro é o Piloto Privado de Helicóptero (PPH). Essa licença serve para que o piloto realize voos com finalidade particular, ou seja, ele não poderá exercer atividade remunerada. Só o PPH é suficiente, por exemplo, para quem pretende voar o próprio helicóptero.
O PPH é pré-requisito para o curso de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), que serve àqueles que querem seguir a profissão de piloto. Por lei, para trabalhar como piloto de helicóptero, é obrigatório ser portador de uma licença de PCH.
1º passo – Obter um Código Anac (Canac)
Esse número, composto por seis algarismos, será o código que o piloto usará ao longo de toda a sua carreira, e é necessário para realizar os passos seguintes da formação.
Você pode executar o procedimento de cadastro diretamente no site da Anac, clicando aqui. A própria agência disponibiliza um tutorial de como criar o código. Veja aqui.
2º passo – Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
Com o Canac, o candidato pode agendar a realização do Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Este é um atestado médico, que determina que o piloto tem condições físicas e psicológicas para exercer a pilotagem. O CMA é obrigatório para iniciar a etapa prática da formação.
O exame é realizado por médicos ou clínicas credenciadas pela Anac. O candidato precisa apresentar uma série de exames ao médico, que fará uma avaliação e concederá o Certificado. Algumas clínicas credenciadas contam com um corpo de médicos que realiza grande parte dos exames exigidos. Existem dois tipos de CMA que o piloto pode ter: o de 2ª classe, com validade de cinco anos, exigido para a licença de Piloto Privado; e o de 1ª classe, com validade de um ano, obrigatório para iniciar as horas de voo do curso de PCH.
A Anac apresenta em seu site a lista atualizada de clínicas e médicos credenciados. Clique aqui e consulte.
Uma legislação da agência orienta sobre todos os requisitos para concessão do CMA. É o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 67, clique aqui para abrir o arquivo.
No passado, o CMA era um documento impresso conhecido como CCF (Certificado de Capacidade Física).
3º passo – Curso teórico de PPH
O próximo passo é iniciar os estudos teóricos. Recomendamos que o aluno só se matricule em um curso teórico após ter realizado o CMA, quando terá certeza de que não haverá nenhuma restrição à atividade.
No Piloto Privado, não é obrigatório que o curso seja feito em escola homologada. O aluno pode estudar por conta própria e depois realizar a prova na Anac (popularmente conhecida como banca da Anac).
Entretanto, recomendamos a realização em uma escola, pois o aprendizado é facilitado com professores, que seguem uma sequência adequada de apresentação de conteúdos e tiram as dúvidas que inevitavelmente vão surgir.
O curso teórico de Piloto Privado tem duração média de quatro meses, dependendo do calendário de aulas da escola.
Na Go Air, não realizamos o curso teórico de PPH.
As matérias ministradas ao longo das aulas são: regulamentos de tráfego aéreo, navegação, meteorologia, conhecimentos técnicos e teoria de voo. Uma legislação da agência orienta sobre todos os requisitos para licenças de pilotos. É o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 61, clique aqui para abrir o arquivo.
4º passo – Realizar a prova teórica da Anac
Após os estudos das cinco matérias do PPH, o aluno pode fazer a prova teórica da Anac, que é composta por 20 questões de cada um dos cinco temas.
A prova é realizada presencialmente numa sede da Anac, em um computador que gera as questões de forma aleatória. O resultado é informado imediatamente após o encerramento da prova. Para ser aprovado, é necessário acertar ao menos 14 questões de cada matéria. Se reprovar em até duas matérias, o candidato poderá realizar exames de segunda época dos temas no qual reprovou. Caso reprove em mais de duas matérias, terá de realizar a prova completa novamente.
A agência disponibiliza em uma página de seu site todas as informações sobre exames teóricos. Clique aqui e veja.
5º passo – Iniciar o curso prático de PPH (horas de voo)
O curso prático no helicóptero, composto pelas horas de voo de treinamento, pode ser iniciado a qualquer momento depois que o candidato já tiver o CMA. Isso quer dizer que o aluno não precisa necessariamente ter iniciado ou realizado o curso teórico ou a prova da Anac para começar a voar.
Mas vale ressaltar que caso comece o treinamento sem ter feito a prova teórica de PPH da Anac, poderá voar apenas 20h. A continuidade dependerá da aprovação no teste. Qualquer hora que voar a mais sem a aprovação teórica na Anac, automaticamente aumentará o mínimo total necessário.
A primeira etapa da fase prática é composta por um curso teórico sobre a aeronave usada no treinamento. No caso da Go Air, o Robinson R22. Este curso, chamado oficialmente de treinamento de solo e popularmente de ground school, tem duração de 13 horas. Nele, os conhecimentos gerais aprendidos durante o ensino teórico são aplicados às especificidades da aeronave. Seu conteúdo se baseia no manual do piloto publicado pela fabricante do helicóptero.
Para o treinamento prático de PPH, o aluno fará, no mínimo, 35h de voo. Se após essas horas atingir a proficiência aceitável prevista no curso, será liberado para o exame de proficiência (conhecido popularmente como voo de check). Caso contrário, precisará voar o necessário para alcançar a habilidade prevista. As horas de voo seguem um programa de treinamento da Go Air aprovado pela Anac, e as manobras treinadas são padronizadas por um manual da escola. O aluno receberá esses materiais.
Durante o treinamento, há alguns requisitos de voos a serem cumpridos, como navegações (nas quais o aluno voa de um ponto A para um ponto B) e voos no período noturno. O voo de check é realizado por um examinador da própria escola credenciado pela Anac, que avaliará o desempenho do aluno em conhecimentos teóricos, navegação e nas manobras aprendidas ao longo do curso.
6º passo – Curso teórico e prova da Anac de PCH
Os alunos com intenção de exercer carreira profissional têm como próximo passo a realização do curso teórico de Piloto Comercial de Helicóptero e, quando finalizado, a prova da Anac. Diferentemente do curso teórico de PPH, o de PCH é obrigatório em escola homologada. A Go Air não realiza o curso teórico de PCH.
As matérias abordadas durante as aulas são praticamente as mesmas do Piloto Privado. A diferença fica por conta da navegação, que terá uma abordagem mais prática, necessitando de alguns cálculos e plotagem de trajetórias em cartas aeronáuticas.
7º passo – Curso prático de PCH
Para esse treinamento, é exigido um total mínimo de 100h de voo, já contabilizando as horas do curso de Piloto Privado. Não há limite de horas voadas sem a prova teórica da Anac. A aprovação no teste, contudo, é necessária para o término da etapa prática.
Durante o PCH, assim como no PPH, há previsão de se realizar voos noturnos e voos de navegação. A novidade é a adaptação ao voo por instrumento, num total aproximado de 10h, sendo que 5h podem ser feitas em simulador de voo homologado. Essa adaptação consiste no aluno aprender noções básicas desse tipo de voo para que evite entrar em condições meteorológicas por instrumentos quando, obviamente, não estiver habilitado para isso nem a aeronave for homologada.
Apesar do mínimo de treinamento exigido no PCH ser de 100h, o regulamento da Anac prevê que, no caso de interrupção do curso, esse mínimo aumente para 150h. A mesma quantidade é prevista quando as horas de voo não são feitas em escola homologada, ou seja, o caso de voar o PCH em helicópteros privados.